Diários de Bicicleta é uma síntese do livro com o mesmo nome, escrito por David Byrne ao longo dos últimos anos. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e albúns de fotografia, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos. O livro foi publicado no Brasil pela editora Amarilys.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Preocupação do Evento - Pedalar com Segurança em NY

David Byrne*
O tempo passa; há reuniões com agentes municipais e com Yves Behar e a Fuseproject, sua empresa de design. Em uma parte do evento, Yves e seu sócio Josh vão apresentar um novo tipo de capacete ciclístico moderno, algo que pessoas não esportivas possam usar. Yves e a empresa estão intrigados pela idéia, assim como o Departamento de Saúde (dentre outros órgãos oficiais).
O que do Departamento de Saúde e ciclistas tem a ver? Bom, ter seu celebro espalhado pelo asfalto não é nada saudável. O Departamento de Saúde fez distribuição de preservativos em Nova York, planejada pela Fuseproject, e eles colocaram suportes com preservativos grátis em clubes, restaurantes e bares pela cidade (instalados perto dos banheiros, eu imagino). Então há uma relação pré-estabelecida aqui.
Se houvesse fundos (privados) eles adorariam fazer distribuição maciça de capacetres, ou até de bicicletas – mas essa é uma idéia para o futuro.
O protótipo do capacete da Fuseproject consiste em uma dura casca de proteção que pode ser colocada dentro de vários tipo de capa - uma capa quente de lã com protetores de ouvido para invernos frios, uma capa de malha porosa para os dias quentes de verão. Uma ideia muito digita-tecnológica, capas variáveis. A proposta é que fabricantes terceirizados, grifes, marcas de artigos esportivos ou qualquer um que queira uma nova plataforma de propaganda - possam depois desenvolver suas próprias capas e vendê-las ou patrociná-las. O design permite que quem vai para o trabalho também possa prender a casca na bicicleta e guardar a capa - a única parte que toca a pele da pessoa - discretamente em uma maleta ou bolsa de mão.
Por mais que isso seja bom, eu pessoalmente sinto que capacetes podem ser um passo provisório na direção da integração urbana do ciclismo. Embora eles sejam uma boa ideia, o uso de capacete sugere que andar de bicicleta é perigoso, o que, hoje , em cidades com Nova York,e Londres, geralmente é , mesmo. Mas em outras como Amsterdam, Copenhague (foto - blue line), Berlim, as ciclovias e rotas são tão seguras que os ciclistas não sentem a necessidade de se proteger. Os ciclistas nestes lugares - crianças, jovens criativos, homens de negócios, idosos - também tendem a pedalar com postura elegante; bem vestidos, e até sexie.
É uma atitude diferente da abordagem de guerra da cidade de Nova York.
(Nt. Em Salvador , no rio e em São Paulo nem falar)
* David Byrne é mundialmente conhecido por seu trabalho como músico à frente do Talking Heads, cult dos anos 80. Byrne foi também responsável por distribuir internacionalmente nomes da world music como Tom Zé, Os Mutantes e Margareth Menezes. Nascido em Dumbarton, na Escócia, frequentou o Rhode Island School of Desing. Atualmente vive em Nova York

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores