Diários de Bicicleta é uma síntese do livro com o mesmo nome, escrito por David Byrne ao longo dos últimos anos. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e albúns de fotografia, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos. O livro foi publicado no Brasil pela editora Amarilys.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Imaginando um evento sobre ciclismo em New York

David Byrne*
Há mais nova-iorquinos andando de bicicleta do que nunca. E não apenas entregadores. É significativo que, aparentemente, muitos jovens modernos não vejam mais o ato de andar de bicicleta como algo totalmente “démodé”, o que sem dúvida era o caso quando começei a pedalar pó aí, no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Sinto que podemos estar nos aproximando do ponto de virada, para invocar um termo agora clichê. Os nova-iorquinos estão em um estágio em que podem, se tiverem a chance e a oportunidade, considerar uma bicicleta como um meio válido de transporte – se não para eles mesmos, então ao menos irão admitir que seja um meio válido de transportes para nova-iorquinos. Eles podem até apoiar e encorajar.
Então com algum tênue otimismo, eu decido que pode ser a hora de tentar dar um empurrãozinho à idéia da bicicleta-como-meio-de-transporte, organizando algum tipo de fórum público sobre o assunto. Eu acabo gastando um ano tentando levantar do chão um evento relacionado ao ciclismo, e estou prestes a desistir quando, por meio de uma conexão com outro projeto, a revista New Yorker se oferece para patrocinar o evento no Town Hall. É o lugar ideal para algo desse tipo, tendo sido historicamente um lugar onde a pauta do dia era apresentada e debatida.
Eu imagino o evento como uma noite centrada em uma reunião, um fórum, constituído por gente comum, defensores do ciclismo e represntantes municipais dos departamentos de transportes, parques e jardins, planejamento urbano, saúde bem como o Departamento de Polícia.
* David Byrne , mora em New York. É músico, escritor e fotógrafo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores