Diários de Bicicleta é uma síntese do livro com o mesmo nome, escrito por David Byrne ao longo dos últimos anos. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e albúns de fotografia, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos. O livro foi publicado no Brasil pela editora Amarilys.

domingo, 23 de maio de 2010

Finalmente: "How New Yorkers Ride Bikes" - o evento.

Byrne no palco acompanhando"Classic Riders Bicycle Club"
David Byrne*
Tenho que mudar algumas das minhas idéias para o evento. Torna-se óbvio que um painel de discussões envolvendo numerosas entidades e representantes municipais podem ser uma receita para o tédio e os discursos chatos, então eu desisto da idéia de que algum consenso ou compromisso vá ser alcançado entre esse povo todo ao longo de uma noite. Fica decidido que os órgãos oficiais e as organizações vão apenas apresentar o que realmente irão fazer em um futuro próximo – nada de idéias vagas, mas planos concretos. Naturalmente, isso vai proporcionar apresentações menores.
Na noite do evento eu chego com uma câmera presa ao meu capacete – bem, a filmagem e minha narração foram na verdade gravadas no dia anterior, mas parece que é ao vivo. A câmera mostra o meu ponto de vista enquanto eu lido com o trânsito da Rua 42 e percorro p caminho até o teatro, o tempo todo com comentários rápidos sobre dicas para pedalar no trânsito de Nova York (“preste atenção em carros sedan e pessoas com placas de Nova Jersey”). O fato de ter usado uma câmara com lentes de ângulo aberto torna tudo um pouco mais assustador do que é – carros e pessoas aproximam-se de repente da tela – o que deixa mais divertido. Mas provavelmente não encoraja muito um passeio.
Eu entendo que as coisas não vão mudar da noite para o dia, mas este evento pode acabar sendo uma chance de reunir um monte de pessoas diferentes em um momento oportuno. Pode servir como um tipo de encorajamento tácito, um reconhecimento visível de que a mudança é possível, talvez até provável, e que usar bicicletas como meio de transporte na cidade de Nova York pode ser ok – se não agora, então certamente em um futuro bem próximo.
No final, o evento, que aconteceu em outubro de 2007(clik e veja máteria), foi bem sucedido, embora eu ache que tenha sido um pouco longo. Nós fomos precavidos demais e talvez tenhamos tido mais “atos” do que precisávamos, porque ficamos receosos de não ter conteúdo suficiente. Tivemos muito. Correu tudo bem, mas de vez em quando eu queria apertar o botão de avançar.
* Músico, fotógrafo e escritor. David Byrne nasceu na Escócia e vive em NY desde o final dos anos 70. Utiliza a bicicleta como meio de locomoção deste esta época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores