Diários de Bicicleta é uma síntese do livro com o mesmo nome, escrito por David Byrne ao longo dos últimos anos. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e albúns de fotografia, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos. O livro foi publicado no Brasil pela editora Amarilys.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pedalando em Buenos Aires

David Byrne*
" Buenos Aires: A Paris do hemisfério sul, dizem alguns - graças às suas largas avenidas, cafés e vida noturna agitada. A Avenida 9 de Julio é a mais larga do mundo, então tome essa, Barão Haussmann! Não fosse pelo obelisco cravado no meio dessa avenida, daria para pousar um 747 bem no centro da cidade.
Buenos Aires fica o bastante ao sul para não se enquadrar na zona temperada, o que diferencia esta cidade, assim como Santiago no Chile, do outro lado dos Andes, de seus vizinhos mais ao norte. Existem enormes diferenças psicológicas também - os argentinos costumam se enxergar como um povo europeu e, por consequência, mais sofisticados do que seus vizinhos brasileiros. Naturalmente , aham, os músicos e outros artistas não compartilham desta postura esnobe, mas isso é algo que pode ser notado na arquitetura, culinária e até nas vestimentas.
Embora a Argentina e o sul do Brasil tenham sido colonizados por sucessivas ondas de imigrantes italianos e alemães, entre outros, os argentinos preferem negar a existência de elementos africanos em sua cultura...."
"...Graças ao clima temperado e às suas ruas mais ou menos organizadas, Buenos Aires é ótima para se pedalar. Apesar disso, daria para contar nos dedos de uma só mão o número de moradores locais que andam de bicicleta. Por quê? Estaria eu destinado a encontrar mais uma vez o motivo por trás dessa ausência de ciclistas? Haveria mais alguma obscura explicação secreta esperando por mim? Será que eu sou ingênuo assim? Teria algo a ver com o fato de o trânsito ser tão caótico, os roubos tão frequentes, a gasolina tão barata e o carro um símbolo tão forte de status? Será que é mesmo tão careta andar de bicicleta aquí a ponto de até os carteiros procurarem outros meios de locomoção?
Acredito que não seja por nenhum destes motivos. Acho que a ideia de usar uma bicicleta simplesmente não é cogitada por aqui. O meme do ciclismo ainda não foi inserido na cultura, ou talvez nunca tenha se firmado. Tendo a concordar com Jared Diamond em seu livro Colapso, em que afirma que as pessoas desenvolveram afinidades culturais com certos alimentos, meios de locomoção, roupas e costumes que se tornaram tão arraigados a ponto de, segundo ele, fazer com que as pessoas insistam nesses hábitos mesmo que isso signifique a extinção delas mesmas ou até de toda uma civilização."
* Músico, fotógrafo e escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores