Diários de Bicicleta é uma síntese do livro com o mesmo nome, escrito por David Byrne ao longo dos últimos anos. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e albúns de fotografia, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos. O livro foi publicado no Brasil pela editora Amarilys.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Londres (IV) - O que foi ainda é

David Byrne*
A manhã chega, eu acordo e está fazendo sol! Pedalo pelo calçadão de South Bank até chegar ao Museu Tate Modern (foto). Lá, dentro de uma outra exposição, fica uma única sala de pôsteres de uma revista russa publicada nos anos 30 chamada USSR in Construction, que já passou pelas mãos de Rocdchenko, El Lissitzky e outros artistas bastenates radicais da época. Os Layouts são lindos - obviamente criados como peças de propaganda ideológica (a revista era publicada em diversas línguas) - às vezes bregas que só vendo, mas maravilhosos.
Alguém que nunca ouviu falar da União Soviética poderia olhar para essas composições lindas e radicalmente inovadoras e pensar, "Nossa, que lugar fantástico, que cena mais descolada devia ser essa, e que governo iluminado eles deveriam ter para produzir e patrocinar uma revista tão legal!". (Décadas depois, alguém poderia ter dito o mesmo sobre as exposições internacionais de arte abstrata e turnês de jazz patrocinadas pelo governo dos EUA - e de fato era essa a intenção.)...
O que em geral é denominado como realismo socialista não foi um movimento exclusivamente russo. Murais de propaganda ideológica exaltando fábricas e operários também foram produzidos em Nova York e outros lugares. Existem esculturas de baixo relevo entalhadas em prédios no centro de Manhattan, mostrando os funcionários da imprensa que trabalhavam lá dentro. Em uma calçada do meu bairro, há uma enorme estátua de bronze de um homem curvado sobre uma máquina de costura, e uma outra escultura de uma agulha e botões gigante. Glória aos trabalhadores semi-escravos das confecções locais! Por outro lado, ao que parece, o culto ao grande líder vivo não conseguiu firmar tantas raízes aquí como no oriente.
Cruzo o rio, passando por uma moderna ponte de pedestres (ponte do milênio), para chegar à Catedral de São Paulo (ao fundo na foto - onde uma música muito sinistra de órgão estava tocando - com acordes grandiosos e soturnos).
 A porta giratória da entrada tem a seguinte frase: " Esta não é senão a casa de Deus; este é o portão do paraíso."
É uma frase e tanto para uma porta giratória!
Acho que você pode ler a mesma coisa de trás para a frente quando está lá dentro.
* David Byrne, músico, fotógrafo e escritor, nasceu na Escócia e vive em NY desde final dos anos 70, onde utiliza a bicicleta como meio de transporte. Formado em Design, é o autor do livro Diários de Bicicleta, Editora Amarilys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores