Diários de Bicicleta é uma síntese do livro com o mesmo nome, escrito por David Byrne ao longo dos últimos anos. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e albúns de fotografia, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos. O livro foi publicado no Brasil pela editora Amarilys.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Diários de Bicicleta - Prefácio

Se ele fosse Emerson, convidaria você para viver nos bosques. Se fosse Thoreau, para a desobediência civil.
Que tal? David Byrne o convida para dar umas voltas de bicicleta e mostra como isso se transforma num ato de consciência, numa centelha que pode passar do individual para o coletivo e dar ao planeta mais vida, alento e respeito. O título Diários de Bicicleta , remete a seu predecessor, Diários de Motocicleta (título com o qual o livro foi lançado nos Estados Unidos) , viagem de Che Guevarra pela America Latina. Façam ligações , diferenciações , estabeleçam pontes entre a situação de um guerrilheiro latino e um guerrilheiro cicclista " - Tom Zé

Ao conhecer novos lugares (ou o próprio lugar onde vive) sobre duas rodas, David Byrne percebeu ser possível ampliar a percepção dos ritmos e dinâmicas características de uma cidade, de sua geografia e de seus habitantes,e passou então a registrar em um diário suas observações e descobertas sobre as metrópoles por anda passava.
Diários de Bicicleta é a reunião de vários escritos do autor ao longo dos últimos anos - de Berlim a Buenos Aires, de Istambul a São Paulo, de Manila a Nova York, entre outras. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e album de fotos, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos: política, filosofia, música, planejamento urbano, moda, arquitetura local, diferenças culturais, sexualidade, entre outros, sempre com uma mistura muito particular de humildade, curiosidade e bom humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores