Diários de Bicicleta é uma síntese do livro com o mesmo nome, escrito por David Byrne ao longo dos últimos anos. Num estilo despojado que passeia entre ensaio, relato de viagens, diário pessoal e albúns de fotografia, David Byrne registra também suas reflexões sobre uma variedade de assuntos. O livro foi publicado no Brasil pela editora Amarilys.

terça-feira, 1 de junho de 2010

São Francisco (IV)

David Byrne*
De volta a São Francisco, pedalo até a Taqueria Cancun, que tem incríveis tacos e burritos. Você escolhe o tipo de carne do recheio - carne assada, porco ou frango, naturalmente, mas também cabeça, língua e miolos. Então coloco a bicicleta em um ônibus municipal, todos com lugares para prender bicicletas na frente(!).
 O ônibus que escolhí atravessa a Ponte Golden Gate até Sausalito (na foto, faixa exlusivas para bicicletas) e Marin County. Há trilhas para bicicletas por todo promontório e  a oeste da Marina, grande parte mantida como área de presenvação nacional. É possível ver falcões, urubus, pumas e focas. As trilhas adentram, cercam e estão por todas as colinas áridas e cheias de neblina. Finalmente a maioria das trilhas acaba levando até pequenas enseadas ou praias escondidas. Das colinas dos promontórios você não consegue ver a cidade de jeito nehum; até a ponte Golden Gate é escondida.
O ar revigirante e a névoa me lembram as sombrias, porém lindas Terras Altas da Escócia, embora a garoa seja menos frequente aquí. Na Escócia, assim como na Islândia e na Irlanda, já existiram florestas que cobriam as colinas, mas gradualmente elas foram todas desmatadas, deixando um território bonito e que parece um outro mundo estranho.
*David Byrne, músico e escritor, nasceu na Escócia e vive em Nova York desde o final da década de 70, onde utiliza a bicicleta como meio de transporte.

Seguidores